Crise energética

A escalada do Preço da energia estará relacionada com o facto que estamos a fechar centrais na EU?

https://ec.europa.eu/eurostat/web/products-eurostat-news/-/ddn-20220225-2

Nos tempos da Greta..

Europe halfway to closing all its coal plants by 2030

Just five years on from the historic UN Paris Climate Agreement, half of Europe’s 324 coal power plants have either already closed or pledged to shut down before 2030. The halfway milestone was reached this Monday, when the West Burton coal power plant’s retirement by 2022 was announced by the British energy company EDF. All Europe’s coal plants must close before 2030 in order to meet the goals of the Paris Agreement. 

https://caneurope.org/europe-halfway-to-closing-all-its-coal-plants-by-2030/

Para o dirigente ambientalista e professor da Universidade Nova de Lisboa, “é possível, tanto do ponto de vista técnico como económico”, apontar 2025 como a data para fechar as duas centrais. “Dispomos de um prazo de sete anos para fazer investimentos nas energias renováveis, nomeadamente no solar, capazes de contrabalançar a perda das duas centrais termoelétricas”, sublinha Francisco Ferreira.

https://www.dn.pt/sociedade/portugal-integra-alianca-anticarvao-e-fecha–sines-e-pego-ate-2030-8923229.html

Dias de hoje..

(Gráfico de 2021 antes da guerra da Ucrânia)

https://www.eiu.com/n/why-are-energy-prices-so-high-in-europe/

Os preços grossistas da energia estão a subir em toda a Europa, especialmente no Reino Unido, Espanha e Portugal, devido à escassez de fornecimento de gás natural da Noruega e da Rússia.


Quando o preço do gás natural aumenta, as concessionárias normalmente recorrem ao carvão, mas o preço do carvão também aumentou devido à demanda recorde da Ásia e ao aumento do custo das licenças de carbono sob o Esquema de Comércio de Emissões da UE. Volumes eólicos excepcionalmente baixos nos últimos meses também reduziram o fornecimento de energias renováveis.


Preços mais altos de energia no atacado significam contas mais altas de eletricidade e gás para as famílias. Os preços da energia representam cerca de 10% da cesta de inflação, portanto, serão um dos principais impulsionadores da inflação nos próximos meses.
Esses desenvolvimentos também soaram alarmes sobre possíveis interrupções da

transição para as energias renováveis. Se o carvão for eliminado antes que uma capacidade significativa de produção e armazenamento de energia renovável tenha sido desenvolvida, os picos nos preços da energia podem se tornar mais frequentes.

https://www.eiu.com/n/why-are-energy-prices-so-high-in-europe/

Os dirigentes europeus nunca serão responsabilizados por uma politica energética desastrosa, no limite fazem como os socialistas e culpam as empresas.

Aqueles que andavam de braço dado com a Greta a gritar contras as alterações climáticas tem alguma coisa dizer aos europeus que são obrigados a pagar pelas sonhos e fantasias de uma classe politica sem coluna vertebral?