Real News 4/10/2020

Talvez lhe tenha escapado esta semana, ou melhor, talvez tenha escapado à imprensa porque os jornalistas estão muito entretidos a discutir que medicação Trump está a tomar.

Criticar não e patriótico

A directora da DGS disse que e não é patriótico questionar dos números da Covid, isto vindo de uma organização que não sabe dizer quantas pessoas foram no total infectadas pelo Covid em lares de terceira idade.

Isto a juntar ao roll de gaffes e contradições da dita senhora, num pais normal esta já teria sido substituída a muito, mas a CS esta mais preocupada com Donald Trump do que com a saúde dos portugueses.

O SEF anda a perder refugiados

O SEF, que e suposto ser uma força policial, não sabe do rasto das pessoas que devia ter a sua guarda e o que pode por causa a segurança do pais.

https://observador.pt/especiais/as-explicacoes-do-sef-sobre-os-13-migrantes-que-desapareceram-depois-de-desembarcarem-no-algarve/

Costa ‘despediu’ presidente do TdC por telefone

O Primeiro Ministro comunicou por telefone ao presidente do TdC que este não iria ser reconduzido no cargo, prémio talvez por um trabalho demasiado bem-feito.

https://sol.sapo.pt/artigo/710638/costa-despediu-presidente-do-tdc-por-telefone

Pena que ainda não tenha telefona a directora da DGS.

Governo pretende aumentar ordenado mínimo e pensões em temos de pandemia

No meio de uma pandemia e numa crise económica mundial quase sem precedentes o Governo quer aumentar o ordenado mínimo e as pensões sem ter qualquer capacidade financeira para o fazer porque .. eleições.

https://eco.sapo.pt/2020/09/11/governo-abre-a-porta-a-aumento-do-salario-minimo-acima-dos-10-euros/

Em termos de politica internacional

Está a haver a uma guerra no Cáucaso (com armas e tiros)

O Azerbaijão e a Arménia estão envolvidas em conflitos militares na região de Nagorno-Karabakh que é disputada por ambos os lados, a Turquia desde cedo demonstrou apoio ao Azerbaijão e esta a apoia esta facão com militares no terreno.

https://www.bbc.com/news/world-europe-54356336

Na China o governo promove turismo de “vigança”

No decorrer das celebrações do dia nacional da China, o governo incentiva a população a viajar pelo pais para dar um impulso a economia do pais.

O ministro da cultura e turismo prevê que 550 milhões de pessoas viagem pelo pais durante os oito dias de celebrações do feriado nacional, isto enquanto na Europa grande parte dos países agrava as medidas de confinamento e restringe o movimento de pessoas.

Porto de Sines

Muitos ficaram ofendidos quando o embaixador dos EUA afirmou que Portugal tinha de escolher entre os EUA ou a China. Todavia o que estes teriam a dizer sobre o perigo da crescente influencia chinesa em pontos vitais da economia europeia., e especificamente no caso do porto de Sines