Trump e a resposta dos EUA ao Covid19 [parte I]

A gestão do presidente norte-americano é tão terrível como alguns media descrevem, é ele responsável pela pandemia do Covid19 no pais?

Donald Trump

Trump não tem estado bem na gestão desta pasta, durante algum tempo desvalorizou a gravidade da situação nos media e pecou por inacção durante algum tempo, mas não quer dizer que tenha sido totalmente negligente, no limite tem tido uma prestação comparável ao dos restantes lideres europeus.

Primeiras medidas

O primeiro caso de Covid19 foi detectado em 21 de Janeiro no estado de Washington, num passageiro regressado de Whuan [1].

Na semana seguinte, no dia 29 de Janeiro, ainda durante o período de Impechement, Trump cria uma task force para lidar com o vírus, White House Coronavirus Task Force, presidida pelo vice-presidente Mike Pence.

Pouco dias depois, Trump, impõem restrições a entrada do pais de cidadãos que estivessem estado na China, nas duas ultimas semanas. [2]

Numa medida que foi classificada por xenófoba por alguns media e elementos do sector democrata, mas que posteriormente foi classificada por Dr. Anthony Fucci, director da National Institute of Allergy and Infectious Diseases, como essencial no combate a pandemia [4].

Fevereiro perdido

Se existem criticas a fazer e que depois das medidas inicias, Trump desvalorizou a gravidade e teve declarações que não correspondiam a realidade dos factos.

He initially said he had no worries about COVID-19 becoming a pandemic.

He went to state on multiple occasions that the situation was “under control”.

On February 26, he said of the virus: “It’s going to disappear. One day it’s like a miracle, it will disappear. And from our shores, you know, it could get worse before it gets better. Could maybe go away. We’ll see what happens. Nobody really knows.

Fonte Wikipedia [5]

De facto, Fevereiro foi um mês perdido nos Estado Unidos para o combate pandemia, um exemplo disso e numero de testes efectuados.

As a result, the United States had a slow start in conducting widespread testing for COVID-19.[213][214] Fewer than 4,000 tests were conducted in the U.S. by February 27, with U.S. state laboratories conducting only around 200.

Fonte Wikipedia

Porém, na Europa o panorama não era muito diferente, em Itália as primeiras quarentenas foram impostas em 21 de Fevereiro 2020, na província de Lodi, Lombardia, só no dia 8 Marco que a quarentena foi imposta a toda a Lombardia e outras 14. [6]

Em Espanha, no dia 9 de Março, Fernando Simon, encarregado do sistema de urgências em Madrid, dizia, que Espanha iria ter apenas uma mão cheia de caso [7]

Os média

Inicialmente a pandemia foi desvalorizada pelos medias, muitos dos quais agora são críticos acérrimos da actuação do presidente americano. [8]

Tweet da Vox [8]
artigo Washington Post [8]

Final de Fevereiro

Trump acabou por mudar o discurso com o passar do tempo e no inicio de Março mudou de significativamente de tom, a situação era séria.

wikipwdia

É provável que uma das razões para o discurso optimista e mesmo imprudente tenha sido uma forma de não assustar os mercados.

A economia estava a crescer e esta seria a carta forte de Trump para a sua reeleição, e depois de ter saído de um longo e enfadonho processo de Impechement a ultima coisa que desejaria seria alarmar a população norte-americana.

continua…

[1] https://en.wikipedia.org/wiki/Timeline_of_the_2020_coronavirus_pandemic_in_the_United_States#January

[2]
https://edition.cnn.com/2020/02/02/us/coronavirus-us-travel-restrictions/index.html

[3]
https://www.foxnews.com/politics/dems-media-change-tune-trump-attacks-coronavirus-china-travel-ban

[4]
https://www.realclearpolitics.com/video/2020/03/12/dr_anthony_fauci_travel_ban_to_china_absolutely_made_a_difference.html

[5] 
https://en.wikipedia.org/wiki/2020_coronavirus_pandemic_in_the_United_States

[6]
https://en.wikipedia.org/wiki/2020_coronavirus_pandemic_in_Italy 

[7] https://en.wikipedia.org/wiki/2020_coronavirus_pandemic_in_Spain#Governmental_response

[8]
https://thefederalist.com/2020/03/24/hypocritical-media-downplays-wuhan-virus-for-weeks-then-critiques-fox-news-for-shifting-rhetoric/