A tragédia espanhola

No dia de hoje Espanha conta com um total de 136,675 casos de infecção por Covid19, ultrapassando a Itália, apesar de ter sido nesta ultima aonde se virão em primeira mão os efeitos da epidemia.

Qual e a explicação para a catástrofe de Espanha no combate ao Covid19?

A resposta será simples, falta de preparação, mediadas tomadas tardiamente e de forma atabalhoada.

Esta, pelo menos esta é a explicação o The Guardian e outros outlets.

How did Spain get its coronavirus response so wrong?

Os números comprovam a teria as autoridades espanholas agiram tarde e mal, um cenário que muito bem poderia ser o Português.

No dia 9 de Março, Fernado Simon, encarregado do sistema de urgências em Madrid, dizia, que Espanha iria ter apenas uma mão cheia de casos. [2]

Dias depois, no dia 10 de Março o Governo espanhol cancelava todos os voos vindos de Italia, dia 13 no mesmo mês Sanchez, primeiro-ministro declarava estado estado de alarme, o nível mais baixo de estado de emergência [3].

Foi apenas no dia 28 de Marco e que o governo espanhol avançou com mediada mais restritas, obrigando todo os trabalhadores não essenciais a permanecer em casa.

Por comparação, Portugal declarou Estado de Emergência no dia 18 de Março, o segundo nível de alerta muito grave, apenas superado pelo estado de Sitio, 10 dias antes de Espanha

Mas era tarde demais, na altura Espanha já estava afundada numa crise sem precedentes.

fonte: https://www.worldometers.info/

As causas da catástrofe

A falta de recursos, uma população envelhecida, habitutos sociais e incapacidade de aferir a verdadeira realidade da crise [4].

The Socialist-led government of Pedro Sánchez reacted late and clumsily. The country lacked essential equipment. Ventilators, protective clothing for doctors and coronavirus tests are still only just being sourced [1]

Porém, estamos a falar de uma falha partilhada a todos os níveis, governo, autoridades regionais e a própria população, a titulo de exemplo do dia 8 de marco foram autorizada varias manifestações de feministas por toda a Espanha, apesar dos riscos, num evento que terá sido relevante para a propagação do vírus [5].

fonte: Reuters [5]

Conclusão, Espanha demorou mais de 6 meses para formar um Governo, Governo esse que falhou redondamente na gestão desta crise, mas seria injusto apontar todas as criticas a Pedro Sanchez, em Espanha tudo falhou, num cenário que poderia muito bem ter sido o Português.

[1] https://www.theguardian.com/world/2020/mar/26/spain-coronavirus-response-analysis

[2] https://en.wikipedia.org/wiki/2020_coronavirus_pandemic_in_Spain#Governmental_response

[3] https://en.wikipedia.org/wiki/State_of_alarm_(Spain)

[4] https://www.vox.com/2020/3/20/21183315/coronavirus-spain-outbreak-cases-tests

[5] https://www.reuters.com/article/us-womens-day-spain/thousands-march-in-spain-on-womens-day-despite-coronavirus-fears-idUSKBN20V0ZJ